Entre as implicações de não armazenar a ração seca de forma adequada, estão o comprometimento do sabor do alimento e a possibilidade de contaminação dos grãos por fungos e insetos
Se a ração seca é a base da alimentação diária do seu cão, boas práticas de conservação são fundamentais não só para preservar o paladar, como para proteger a saúde do animal de estimação.
A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos), por exemplo, recomenda que os grãos sejam conservados em local fresco e seco: “A temperatura deve ser inferior a 26°C. O excesso de calor ou umidade pode causar a degradação dos nutrientes”, afirma o portal da agência.
Além disso, a exposição ao ar acelera o processo de oxidação dos ingredientes, alterando o aroma e o sabor, e prejudicando o valor nutricional do alimento.
Por isso, destacamos três dicas simples para guardar a ração de forma adequada e segura, e garantir a qualidade da alimentação do seu cão:
• A gente sabe que nem sempre é possível, mas, quando for, mantenha a ração dentro do pacote original – a embalagem ajuda a proteger o alimento e conservar seus nutrientes. Se preferir armazená-la em outro recipiente, ao invés de despejar os grãos, coloque o pacote inteiro dentro dele e vede bem.
• Opte por guardar a comida do pet em armários ou despensas – evite lavanderias e demais áreas úmidas, além de espaços próximos a fogões ou churrasqueiras.
• Por fim, mas não menos importante, sempre lave e seque as tigelas de comida – também de água – do seu animal de estimação após cada uso, para remover migalhas e resíduos de gordura.
Qualquer dúvida, é só clicar no botão direito do lado inferior da tela e chamar a gente pelo WhatsApp! 🤓