BLOG DA VILA

OUTUBRO ROSA: MÊS TAMBÉM CONSCIENTIZA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA EM ANIMAIS 

O câncer de mama é uma das neoplasias mais comuns em fêmeas de cães e gatos

O Outubro Rosa foi criado na década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, para a conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama. 

Há alguns anos, o movimento também se estende aos pets: o tumor mamário é um dos mais comuns em fêmeas de cães e gatos – representa, aproximadamente, 50% dos casos em cadelas e 17% em gatas.

É importante lembrar ainda que, apesar da menor incidência, a doença também pode acometer animais machos. 

Por isso, é fundamental que os responsáveis realizem periodicamente o exame de toque no animal – esse tatear deve ser suave e cuidadoso – para identificar a eventual presença de:

• Nódulos; 
• Secreções;
• Feridas;
• Alterações na textura da pele da região;
• Dor, incômodo ou sensibilidade ao toque.

Contudo, o exame em casa não descarta o acompanhamento profissional. “É imprescindível manter a rotina de consultas com o médico veterinário de confiança e comunicar imediatamente qualquer uma das alterações citadas acima”, destaca Natália Peres, nossa fundadora e médica veterinária responsável.

Aqui na Vila, o cronograma diário de atividades de Day Care e Hotel abrange sessões de massagem, inclusive durante a cromoterapia, que também contribuem para o reconhecimento de qualquer variação.

Conscientização, prevenção e detecção precoce podem salvar a vida de quem você ama. Cuidem-se! 💕

Compartilhe

Agendar