BLOG DA VILA

FIM DE ANO: MUDANÇA DE ROTINA PODE CAUSAR ESTRESSE NOS CÃES

Para nós, é tempo de celebrar; para eles, nem sempre

Imagine a cena: você está de boa na sua casa, pode tirar uma soneca quando quiser, sair para tomar um ar no seu horário de costume, e a família está lá, sempre disponível para te dar atenção… De repente, quase que de uma hora para outra, tudo muda: a casa está cheia de gente, uma árvore repleta de bolinhas coloridas – com as quais você não pode interagir – aparece no meio da sala, tem luzes piscando na janela, todo mundo está conversando, rindo e falando alto, mais um monte de barulhos assustadores vindo da rua. E você lá, no meio de toda essa nova configuração do lugar onde você se sente seguro, sem entender nada. Você não ficaria no mínimo confuso nessa situação?

Então… É assim que alguns cachorros se sentem com as mudanças bruscas de rotina causadas pelas comemorações de fim de ano. Para eles, a repetição de hábitos proporciona conforto e segurança. Quando se veem em um ambiente sem previsibilidade ou estabilidade, tendem a manifestar sinais de estresse, como latidos em excesso, comportamento destrutivo e falta de apetite.

Sendo assim, veja as três dicas que preparamos para ajudar você a evitar o esgotamento físico e emocional do seu cão durante as festas:

Com uva passa ou sem?
A discussão clássica sobre o arroz da ceia deve ficar restrita aos humanos; para os animais, nada de uva passa, aves temperadas, panetone ou qualquer outra guloseima tradicional desta época. Também é importante avisar aos familiares e amigos que essa é uma regra inegociável.

Era uma casa muito engraçada, não tinha enfeite, não tinha nada
Não, não precisa deixar de decorar a casa para o Natal e o Ano Novo, mas é fundamental manter adornos de vidro e metal, velas, lâmpadas e fios fora do alcance dos pets para evitar acidentes – não só com eles, mas também com crianças e idosos.

Entregando looks
Se o seu cachorro se sente confortável com roupinhas e acessórios, ele pode seguir o Dress Code da festa – a princípio e com moderação: evite adereços como máscaras ou qualquer outro acessório que restrinja os movimentos do animal. Agora, se o seu pet não gosta desse tipo de brincadeira, deixe-o à vontade, combinado?

Um Feliz Natal para todas as famílias multiespécie! 🎄

Leia também:

Boas Festas para eles também: cuidados com os pets nas comemorações de fim de ano

Ceia e casa cheia: cuidados com os cães nas festas de fim de ano

Ano Novo: como proteger os pets do barulho dos fogos

Compartilhe

Agendar