BLOG DA VILA

CÃES NÃO PODEM COMER CHOCOLATE: NÃO, NEM UM PEDACINHO

Um único pedacinho pode causar vômito, diarréia, problemas respiratórios e, dependendo das complicações, até levar o animal a óbito

Nem um pedacinho. Nem só por uma vez. Nem se ele estiver te olhando com cara de piedade.

Mas por quê?

O chocolate que comemos contém ingredientes que são tóxicos para os cães.

Um único pedacinho pode causar vômito, diarréia, problemas respiratórios e, dependendo das complicações, até levar o animal a óbito.

Por isso, CUIDADO. Hoje, existem inúmeros produtos de Páscoa no mercado especialmente desenvolvidos para os cachorros. Se quiser oferecer um mimo da época ao seu pet, escolha uma dessas alternativas – de preferência, as opções produzidas com ingredientes naturais.

De olho na balança

Antes de oferecer qualquer guloseima, é importante levar em consideração se o cão está ou não acima do peso.

O sobrepeso é mais perigoso do que se imagina: diminui a qualidade e a expectativa de vida do cachorro, e pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiorrespiratórias e até diabetes.

Petiscos saudáveis

Frutas são uma ótima opção de guloseimas naturais.

A maça está na lista de frutas que podem ser servidas aos cães – sempre cortadas em cubinhos e com moderação. Contém fibras e pectina, que ajudam a regular a glicemia dos animais. Também é rica em probióticos, favorece a função intestinal e contribui para manter a imunidade alta. 

A banana faz sucesso entre a maioria dos cachorros: fácil de mastigar, é rica em potássio e tem inúmeras vitaminas que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo.

A jabuticaba também é uma das frutas que os cães podem comer – mas, ainda assim, sempre com moderação e supervisão, claro. É rica em vitaminas B e C, e em minerais como cálcio, fósforo e ferro. E nem precisa tirar a casca: é nela que estão concentrados diversos antioxidantes, como os bioflavonóides, que têm ação superior à vitamina.

Contudo, ATENÇÃO: não são todas as frutas que podem ser consumidas pelos cachorros.

Se estiver na dúvida, consulte o médico veterinário ou pergunte para gente. 😉

Compartilhe

Agendar