Proteger o pet das baixas temperaturas é nossa responsabilidade; saber se ele está confortável também
Recentemente, não só aqui em São Paulo, como em várias regiões do país, enfrentamos uma intensa frente fria em pleno outono.
Logo mais, chega o inverno e não dá para negar: os cachorros ficam um charme de roupinha!
Tem uma mais linda do que a outra, vários modelos, diferentes tecidos…
Contudo, você já se perguntou se o seu pet gosta de se vestir?
Com que roupa eu vou?
Já cantava Noel Rosa em uma de suas canções mais famosas:
Eu já corri de vento em popa
Mas agora com que roupa
Com que roupa que eu vou
Sambas saudosos à parte, alguns cães sentem bastante frio e o uso da roupinha se faz necessário. No entanto, é importante perceber se ele está se sentindo bem com o acessório.
Se o cachorro estiver desconfortável, pode ser que o modelo da peça esteja restringindo os seus movimentos ou causando um incômodo por conta do tipo de tecido.
Portanto, sempre fique atento aos sinais do pet: é ele quem vai demonstrar se a roupa é adequada ou não.
E se não quiser ir com roupa nenhuma?
Sim, pode acontecer de o cachorro não se sentir bem com nenhum tipo de roupinha.
Se esse for o caso, existem alternativas para protegê-lo dos dias mais frios – além de disponibilizar cobertores e travesseiros para mantê-lo aquecido, colocar um estrado de madeira na caminha dele para elevá-la do chão ou recorrer a um modelo já suspenso é uma boa opção.
Cachecol e outros acessórios
Muitos dos nossos clientes, cães e humanos, adoram acessórios: laços, gravatinhas, cachecóis… E a gente também: temos um mais lindo que o outro aqui!
Entretanto, o princípio é o mesmo das roupinhas: se o pet não se sentir confortável, nada feito. Se ele gostar, o cachecol é uma possibilidade para os dias mais frios – sempre sob supervisão, claro.
Não puxe!
Uma dica importantíssima para tirar os laços e as gravatinhas em casa: nunca puxe o elástico, porque pode repuxar os pelos e machucar o cachorro. E, um simples desconforto causado pela retirada brusca de um acessório pode fazer com que o cão passe a sentir aversão a qualquer tipo de adereço – inclusive os de inverno.
Por isso, corte o elástico com uma tesoura pequena e sem ponta, e depois desembarace os pelos com um pente, bem devagar e com calma, combinado? 😉