Aqui na Vila, o Enriquecimento Ambiental é parte fundamental do nosso programa de saúde física e mental dos cães
Como conversamos em artigos anteriores, a proposta do Day Care da Vila vai muito além da diversão: o objetivo também é que o cachorro se desenvolva, para que ele tenha – e mantenha – uma vida mais saudável e feliz, condizente com suas limitações e habilidades. E o Enriquecimento Ambiental é parte fundamental nesse processo.
Afinal, o que é esse tal de Enriquecimento Ambiental?
Embora a prática só tenha começado a ser difundida e popularmente aplicada em 1970, o conceito do Enriquecimento Ambiental surgiu nos zoológicos, na década de 1920: a percepção de que a rotina sedentária estava prejudicando a saúde dos animais fez com que pesquisadores, em conjunto com tratadores, proporcionassem espaços mais complexos e interativos, permitindo que os bichos expressassem comportamentos mais próximos dos naturais.
Logo, o Enriquecimento Ambiental trata da concepção de uma série de atividades físicas e sociais que visam tornar mais atrativo o espaço onde vivem – ou temporariamente estão – os animais. O objetivo é transformar o ambiente com desafios corpóreos e mentais, a fim de entreter e oferecer oportunidades para que os bichos manifestem seus comportamentos naturais.
O que é que a Vila tem
A Vila desenvolve cinco tipos de Enriquecimento Ambiental:
• Enriquecimento Ambiental Social: pescaria de frutas ou legumes na água
Exercita o instinto de caça, o faro e o coletivo dos cães, desafiando-os a pescar o alimento na água e comer em conjunto, contribuindo para mitigar sentimentos de possessividade e território.
• Enriquecimento Ambiental Nutricional: varal de alfaces verdes e roxos, entre outros legumes e vegetais saudáveis
Estimula o instinto de colher o alimento, além de equilibrar as fontes nutricionais.
• Enriquecimento Ambiental Sensorial: caça ao tesouro no feno, com ervas e folhas secas cheirosas como hortelã, folha de manjericão, salsa e camomila
Treina o olfato dos cães, que, em meio a tantos cheiros diferentes, têm o desafio de encontrar petiscos e frutas.
• Enriquecimento cognitivo: cama de gato
Aguça as faculdades cognitivas quando brinquedos, petiscos e legumes cozidos são escondidos em meio a papéis picados, caixas de papelão e suporte de ovos, somados a obstáculos como barbantes cruzados, fazendo com que os cães tracem e executem uma estratégia para chegar à recompensa.
• Enriquecimento ambiental físico: varal de brinquedos
Incentiva a atividade física dos cães, desafiando-os a alcançar brinquedos pendurados em alturas diferentes.



Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a gente via whats app e saiba mais: (11) 98105-0506. 😉