BLOG DA VILA

LÁGRIMA ÁCIDA: O QUE É, COMO TRATAR E O QUE FAZER PARA PREVENIR

Cães com pelagem clara são mais suscetíveis à condição; mas a causa, geralmente, não é única

Apesar da nomenclatura, a lágrima ácida não é um choro corrosivo ou cáustico. A expressão é usada para denominar o acúmulo de secreções lacrimais na área ocular, provocando manchas escuras ao redor dos olhos dos cães.

Essa concentração de líquidos acontece quando há uma falha, algo que impede o fluxo normal do canal lacrimal, fazendo com que o organismo não consiga drenar a água das lágrimas – estagnadas, deixam os pelos em volta dos olhos úmidos, criando as circunstâncias propícias para a proliferação de bactérias.

Além da obstrução, a lágrima ácida – também conhecida como cromodacriorreia – pode ainda estar associada ou se dar por uma combinação de outros motivos, como irritações ou alergias nos olhos, alimentação com deficiência ou excesso de vitaminas, minerais ou carboidratos, e até presença de tártaro; cachorros com pelagem clara são mais suscetíveis à condição. 

Por isso, é fundamental consultar o médico veterinário de sua confiança para identificar a razão do problema. Só com o diagnóstico é possível prescrever o tratamento adequado, que pode recomendar desde procedimentos para a desobstrução do canal lacrimal a alterações na dieta do animal. 

Contudo, higienizar a área dos olhos do cão com um lenço umedecido apropriado de duas a três vezes ao dia ajuda a evitar o acúmulo de líquidos, controlar a umidade e, consequentemente, impedir a propagação de bactérias. Massagear os cantos dos olhos do cachorro também contribui para a fluidez das vias lacrimais. 

Ainda ficou com dúvida? Clica no botão do lado direito da tela e chame a gente pelo Whats App. 👀

Compartilhe

Agendar