Banho não é só higiene; também é prevenção, acolhimento e saúde
Estar limpinho e cheiroso é supergostoso e todo mundo gosta – mas um bom banho vai muito além disso.
Mais que água e sabão
Antes de mais nada, é importante compreender que nem todo cachorro gosta de banho. Alguns cães se sentem vulneráveis e inseguros durante o processo, o que pode acontecer por diversos motivos: hábito de tomar banho em casa, traumas anteriores, primeira vez com o banhista, entre outras razões.
Por isso, aqui na Vila, sempre respeitamos o tempo e as preferências dos cachorros ao longo de todo o procedimento. E respeito e afeto somados têm um efeito indiscutível: alguns relaxam tanto, que até se deitam para aproveitar mais o momento.
Outro método que aplicamos para deixar os cães mais confortáveis é conversar com eles durante o banho. Mesmo que os cachorros não entendam o significado das palavras de forma literal, o tom de voz e a interação contribuem para que eles se sintam mais seguros e acolhidos.
Higiene bucal
Bem como a proteção e a limpeza dos ouvidos, a escovação dos dentes é parte de todos os pacotes de banho oferecidos pela Vila. Além de manter a saúde bucal em dia, identificar alterações como mau-hálito ou acúmulo de tártaro pode alertar para possíveis proliferações de bactérias e até infecções.
Entretanto, atenção: a higiene bucal deve ser perene, ou seja, feita regularmente em casa também.
Tem horário para paticure?
O corte de unhas também está incluso no banho e sua importância abrange além da estética.
Unhas grandes ou mal cortadas podem causar desconforto na hora de andar e, assim, contribuir para problemas nas articulações e até de coluna.
Manter o corte em dia ajuda ainda a evitar acidentes, como escorregões e arranhões.
Tratamento especial para cães idosos
Cachorros mais velhinhos precisam de cuidados singulares na hora do banho.
Olhos, coluna e articulações merecem mais atenção com o passar do tempo, bem como possíveis sinais de estresse.
Assim como a gente, conforme vão envelhecendo, os cães tendem a ficar mais impacientes com alguns procedimentos – e o de higiene pode ser um deles.
Por isso, aqui na Vila, a limpeza de ouvidos, o banho e a secagem dos cachorros com mais idade são realizados com tranquilidade particular, respeitando a individualidade e as preferências de cada um.
Qual é a frequência ideal para dar banho?
Muita gente leva em consideração o estilo de vida dos tutores para definir essa periodicidade. Porém, ela depende, na verdade, do estilo de vida do próprio cachorro.
Por exemplo: cães que nadam ou costumam brincar na terra ou na grama tomarão mais banhos que um cachorro que vive em um apartamento, por exemplo.
Observar a relação do cão com a necessidade também é importante. O recomendado mesmo é avaliar todas essas variáveis e decidir o que é melhor – não pensando necessariamente no nosso bem-estar, mas no do cachorro. 😉