BLOG DA VILA

TEMPO SECO: 5 DICAS PARA ALIVIAR O DESCONFORTO DOS PETS

Assim como os seres humanos, os animais de estimação também podem sofrer com desidratação e desenvolver problemas respiratórios

Não é só a gente que fica desconfortável com o tempo quente e seco; cães e gatos também sofrem. 

Até porque tanto os cachorros quanto os felinos não têm glândulas sudoríparas, ou seja, diferente de nós, não controlam a temperatura do corpo por meio do suor – eles fazem essa termorregulação por meio da respiração e das patas. 

Confira cinco dicas para mantê-los saudáveis e ajudá-los a se sentir melhor nesses períodos do ano:

1. Com gelo? 

Troque a água do pet de duas a três vezes por dia, mantendo-a sempre limpa e fresquinha, o que vai estimular a hidratação. Se a temperatura estiver muito alta, você também pode colocar na tigela, a cada troca, uma ou duas pedrinhas de gelo.

2. Bons ventos

Ventiladores e umidificadores de ar são excelentes aliados nos dias mais secos. Mas, atenção: evite deixar o ventilador voltado direto para o pet. Posicione o aparelho em um lugar mais elevado ou no modo giratório.  

3. Que horas?

Nada de passeios nos horários mais abafados, como no fim da manhã ou no meio da tarde. A insolação por exposição ao sol pode causar vasodilatação – quando ocorre o aumento do fluxo sanguíneo – e até queimaduras graves nas patas pelo contato com o chão quente. Opte por sair com o cachorro bem cedo ou no fim do dia.

4. Olha o picolé!

Fazer picolés de frutas e legumes também é uma ótima pedida. Você pode misturar água de coco com banana, maça sem semente ou melancia (também sem semente); ou congelar pedaços de chuchu e de cenoura. Aqui na Vila, preparamos sempre e são o maior sucesso!

5. Atenção redobrada

Cães e gatos costumam ficar mais quietinhos nessas temporadas. Contudo, é importante identificar alguns comportamentos não habituais, como estado de letargia, sonolência em excesso, respiração ofegante e salivação em demasia, e sintomas como diarreia, vômito e falta de apetite.

Ao notar qualquer uma dessas alterações, chame a gente ou entre em contato imediatamente com o seu veterinário de confiança, combinado? 😉

Compartilhe

Agendar