BLOG DA VILA

ALÉM DO CHOCOLATE: GULOSEIMAS DE PÁSCOA QUE TAMBÉM SÃO TÓXICAS PARA OS ANIMAIS

Assim como o chocolate, outros alimentos muito comuns nesta época do ano são extremamente perigosos para os pets

Alguém esquece um pedacinho em cima da mesa, as crianças saem correndo com o ovo de Páscoa na mão, os cães parecem aperfeiçoar a carinha de pidão: nesta época do ano, os animais ficam mais expostos não só ao chocolate, mas também a outras guloseimas prejudiciais à saúde deles.

Vou te mostrar que é de chocolate

“De chocolate o amor é feito… De chocolate, choco, choco, chocolate… Bate o meu coração!”

Talvez você não se lembre da música, interpretada por um grupo do tempo desta equipe que escreve este artigo, chamado Trem da Alegria.

O hit era contagiante, mas só se aplica a nós, humanos: o chocolate contém teobromina, uma substância que o nosso organismo é capaz de metabolizar, mas o de cães e gatos, não.

Um único pedacinho pode causar vômito, diarréia, arritmias, pressão alta, problemas respiratórios e, dependendo das complicações, até levar o animal a óbito.

Saiba mais no artigo Cães não podem comer chocolate: não, nem um pedacinho.

Pascal, é você?

Podia ser o famoso meme do ator Pedro Pascal comendo seu sanduíche tranquilamente, mas estamos falando da Colomba: o pão doce italiano, que se assemelha ao panetone, bastante consumido na Páscoa.

A guloseima é rica em açúcar – perigosíssima para a saúde de cães e gatos. Além disso, por conta do processo de fermentação, sua ingestão pode provocar desconforto abdominal e problemas digestivos nos pets.

E o alerta não se restringe à colomba de chocolate, hein? Aquelas com frutas cristalizadas também estão proibidas: contêm substâncias que podem fazer mal ao sistema digestivo e até afetar o sistema nervoso dos animais.

Um olho no peixe, outro no gato – e no cão

Se a sua família costuma consumir peixe no almoço da sexta-feira que antecede a Páscoa ou no próprio domingo, atenção: nada de dar mole para cães e gatos surrupiarem um pedacinho.

O problema não está exatamente no alimento, mas nos temperos: a cebola e o alho, por exemplo, contêm uma substância conhecida como tiossulfato, que, no organismo dos pets, atua ha hemoglobina das hemácias – o que leva à perda de glóbulos vermelhos e pode causar anemia.

Lembrando que, mesmo tomando todos os cuidados, incidentes acontecem. Se o seu pet ingerir qualquer um desses alimentos, consulte imediatamente o seu veterinário de confiança, combinado?

Feliz Páscoa! 🐰
























Compartilhe

Agendar