BLOG DA VILA

BARULHO, CASA CHEIA E GULOSEIMAS: CUIDADOS COM O PET NA COPA DO MUNDO

Jogos da Copa do Mundo são sinônimo de confraternização e alegria para muita gente; mas nem sempre para os pets

Foram tantos acontecimentos que fugiram à nossa rotina nesses últimos anos, que o preparo para a Copa do Mundo 2022 de futebol masculino só começou a ganhar espaço na agenda por esses dias.

Fogos de artifício, gritos, família em casa, amigos reunidos e um monte de salgadinhos e embutidos na mesa de centro da sala – de fácil acesso a cães e gatos, que, com a atenção de todo mundo voltada para os jogos, podem bem dar aquela beliscadinha ou até afanar alguns petiscos impróprios.

Cartão amarelo

Quando conversamos sobre os cuidados com os pets nessa época, logo pensamos no barulho dos rojões. No entanto, é preciso que a gente considere alguns perigos além dos estrondos.

Turma do amendoim

A animação é compreensível, mas a responsabilidade com o animal de estimação não pode ficar de escanteio.

Um levantamento realizado durante a Copa de 2014, por exemplo, pelo Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo, identificou um aumento de 30% no número de animais internados em dias de jogo: não só com sintomas ou problemas derivados do estresse causado pelos fogos, mas também por intoxicação alimentar.

Por isso, mantenha as guloseimas humanas fora do alcance de cães e gatos.

É gol!

Estopins, gritos, cornetas, buzinas: a barulheira durante os jogos, somada à alteração dos hábitos familiares, pode desencadear picos de estresse no animal, provocando descompensação cardíaca, convulsões e até fugas.

Portanto, separe um espaço da casa com a caminha, os cobertores e os brinquedos do pet. Evite deixar no ambiente móveis ou objetos de decoração – como vasos, por exemplo – nos quais o animal possa esbarrar e acabar se machucando durante uma crise.

E importantíssimo: não deixe o pet sozinho no quintal.

Tem que vestir a camisa?

No artigo COMO SABER SE MEU CACHORRO GOSTA DE ROUPINHA?, falamos sobre a importância de perceber se o animal se sente bem com acessórios.

A gente sabe que é supergostoso comprar lacinhos, gravatinhas, roupas e bonés, mas, muitas vezes, nós achamos divertido e o pet, não.

Logo, se ele não quiser vestir a camisa, não force.

Vai, Brasil!

Para quem gosta dessa época, é uma delícia torcer e festejar junto dos amigos e da família; só não podemos esquecer que nossos animais de estimação fazem parte dela.

Cuidem-se! ⚽


Compartilhe

Agendar